Recursos on-line da WIPO Revista

Dados: o combustível que vem transformando a economia global

Os dados têm o poder de estimular a criação de produtos e serviços inovadores, proporcionar melhorias para a sociedade e afrontar desafios relacionados à saúde e ao meio ambiente, mas o que é preciso fazer para conciliar a extração de valor dos dados e a proteção da propriedade intelectual e dos demais direitos?

O atleta paralímpico Rory Cooper impulsiona a inovação para pessoas com deficiência

Rory Cooper, atleta paralímpico e inventor incansável, dedica-se a melhorar a qualidade de vida e a participação das pessoas com deficiência por meio da engenharia e da tecnologia. Saiba mais sobre seu trabalho pioneiro e descubra como a propriedade intelectual contribui para garantir que suas invenções cheguem ao mercado e ajudem as pessoas.

Propriedade Intelectual, PMEs e Recuperação Econômica na Nigéria

Em 2021, o Escritório da OMPI na Nigéria lançou o Segundo Concurso Nacional de Ensaios de PI da OMPI como parte de suas atividades por ocasião do Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Leia o ensaio vencedor apresentado por Oyinkansola Komolafe intitulado Propriedade Intelectual, PMEs e Recuperação Econômica na Nigéria.

Ativar a inovação, com vista a um futuro verde na Nigéria

Em 2020, o Escritório da OMPI na Nigéria lançou o primeiro Concurso Nacional de Ensaios sobre PI da OMPI, como parte de suas atividades relativas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Leia o ensaio vencedor de Susan Chioma Omeh intitulado “Fazer com que a Inovação Proporcione um Futuro Verde à Nigéria”.

Carimbo digital de data e hora: o valor probatório e o significado prático da WIPO PROOF

Com todas as formas de PI, provar que você é o “o primeiro no tempo” é um pré-requisito para fazer valer seus direitos, mas muitas vezes isto é negligenciado. A WIPO PROOF oferece aos criadores e inovadores uma maneira prática de demonstrar de forma convincente que seu trabalho existia em uma determinada data e hora. O selo temporal poderá tornar-se uma boa prática recomendada para os titulares de PI?

Lei sobre as marcas brincando de pega com a IA?

A inteligência artificial (IA) tem potencial para impactar todos os aspectos da nossa vida, e é atualmente o objeto de um grande debate. Muitos comentaristas concentram-se no impacto da IA sobre as legislações relativas às patentes, direitos autorais e desenho industrial, mas como ela afetará a forma como os consumidores compram produtos e serviços e que repercussões terá isto na legislação relativa às marcas?